Sobre


Prof. Robson

Fonte:Arquivo Pessoal

Quem sou eu?

Sou professor da área de redes, servidores e segurança da informação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Guarulhos.

Minha formação:

Mestre em Engenharia da Informação pela UFABC, Especialista em Gestão Pública, Bacharel Engenheira Elétrica pela Faculdades Integradas Torricelli e Gestor em Ambientes de Internet e Redes de Computadores pela UNINOVE.

Minha áreas de interesse:

Software livre, Linux, Servidores, Redes, Devops, Agile, Infraestrutura Ágil e Segurança da Informação.

Um pouco sobre mim...

Quero compartilhar aqui um pouco sobre minha relação com a informática, tudo começou em 1989 quando fiz meu primeiro curso de informática, nesse curso aprendi a programar em linguagem BASIC usando computadores MSX. Em 1993 com ajuda do meu pai comprei meu primeiro computador um ITAUTEC 486DX266 e logo nas primeiras semanas de utilizando o computador apaguei uma linha no AUTOEXEC.BAT e o Windows 3.1 "não subia", fiquei deseperado, "ferrei meu computador" um amigo do meu irmão veio em casa, esnobou a gente, depois resolveu em dois minutos, fiquei entrigado e curioso comecei a estudar sobre os computadores, logo aprendi a formatar o computador, dava um probleminha juntava aquele monte de disquetes e passava o dia formatando o meu computador. Logo aprendi instalar jogos e programas e descobria os arquivos de configuração do Jogo e ficava o dia mudando os arquivos do jogo para personalisar e deixar do jeito que queria. Em 1994 assinei o contrato com primeiro provedor de Internet que ficava na Penha/SP não tinha muito o que navegar. usava o Cadê para buscar páginas, um amigo do meu pai que trabalhava no despachante fazia consulta de veículos usando a internet e me deu o programa que chamava VideoTexto e comecei a tirar extrado e saldo da conta do meu pai pela internet e não precisava mais ir no banco só para tirar saldo para ele. Em 1995 o provedor que acessava Internet deixou de operar e assinei novo contrato com a Universo Online que começava a operar naquele ano. Nesse período estava terminei o curso de Técnico em Eletrônica, era um sonho de infância aprender e desde pequeno tinha sonho de ser Engenheiro, fica observando o tecnico arrumar as máquinas de fliperama. Em 1997 fiz primeiros cursos de Hardware e Redes em uma escola no centro de Guarulhos, aprendi muito, precisava aprender mais, fiz minha primeira certificação em uma escola especializada de informática (Dominio Tecnologia) Manutenção Total de Micros PC. No final do curso comecei a montar e vender computadores para alguns colegas na empresa que trabalhava. No mesmo ano ainda comecei a trabalhar no Colégio Albert Einstein como técnico de laboratório, mas nunca deixei de lado o trabalho com informática, nesse momento, usava com ferramenta de trabalho aprendendo sobre técnicas e emuladores em 1999 comecei a lecionar na disciplina de Informática ensinando os alunos usar emuladores, logo depois fiz cursos de Desenho usando AutoCAD 2D e 3D e comecei ministrar aulas dessas disciplinas. Nesse tempo continuava a estudar informática fazendo cursos de redes de computadores foi quando conheci os sistemas de Rede Novell, Windows NT e meus primeiros contatos com o sistema Linux.

Em 2002 comecei curso superior em Gestão em Ambientes de Internet e Redes de Computadores gostei de várias disciplinas principalmente as que eram ligadas a área de infraestrutura, tive boas aulas de redes, administração de servidores, segurança da informação e acabei me identificando com Sistemas Linux e Segurança da Informação. Assim que me formei comecei em 2003 a lecionar no CPT (Centro Profissional de Tecnologia) da AGENDE Guarulhos ministrei disciplinas de Administração de Servidores Windows, Programação em C e Segurança da Informação. Nesse meio tempo trabalhei em alguns lugares fazendo consultoria em Informática e Rede trabalhando com suporte em Informática. Assim comecei dar foco ao conhecimento em segurança, redes e Linux. Fiz vários cursos ná área de segurança da informação como engenharia reversa, forense computacional, Pentester, Boas Práticas de Segurança procurando me especializar nessa área.

Hoje ministro aulas nessa área, estou sempre estudando e aprimorando as minhas técnicas, tenho afinidade na configuração dos servidores e redes usando as técnicas de proteção com objetivo de minimizar as vulnerabilidades.

Projeto SecurityLabs

Projeto SecurityLabs é o meio que encontrei para compartilhar o conhecimento que venho adquirindo sobre segurança da informação de modo a configurar os servidores, redes ou serviços de rede diminuindo ou minimizando as vulnerabilidades.